fbpx
Close

Corridas

GT Pro. Agora a … Season 3

04 de Fevereiro de 2021

GT Pro. Agora a … Season 3

Depois de em 2020 os resultados terem ficado longe do que tinha previsto, algo que me fez pensar bastante no final do ano, e me levou a rever a forma como deveria fazer esta "pré-época" esperando assim poder evoluir mais rapidamente nas primeiras provas!

Em boa hora tomei esta decisão, pois no passado dia 1 de Fevereiro a Organização do Campeonato GTPro Series by VCO convidou 10 pilotos para um mini Campeonato de 3 provas - Silverstone, Sebring e Nurburgring, que iria apurar os 5 melhores para participarem na Season 3 do GTPro e os que ficarem de fora irão participar no GT Challenge, como se fosse a “2ª divisão”.

Estavam assim reunidos os pilotos que terminaram do 21º ao 25º lugar da divisão 1, e da divisão 2 foram convocados os pilotos do 6º ao 10º lugar, para três provas de 20 minutos no mesmo dia, separadas apenas por 10 minutos entre elas. 

Devido a um problema de logística interna apenas fui informado no dia da prova que iria correr ... passadas uma horas, o que me deixou com pouco tempo treinar, algo que não aconteceu com outros pilotos que ao longo de 2 dias conseguiram testar afinações diversas no seio da mesma equipa.

Esta situação não foi agradável, pois o Corvette C7R GT3 não é propriamente um carro que se tira da garagem e se vai dar umas voltas na pista sem grandes preocupações de setup, ainda para mais sendo um carro em que nunca me senti à vontade o ano passado (penso que ele também nunca gostou muito de mim!), mas era obrigatório usar o carro da época anterior, e com o respetivo nome da Equipa.

Então comecei a treinar as 3 pistas mal soube que iria participar, mas tive de pedir ajuda a um ex-companheiro de equipa para me dar algumas dicas sobre o que ele tinha feito durante a época que realizou; as dicas deram resultado e apesar de obviamente não ter tido o treino devido e estar com uma desvantagem muito grande fui à luta!

Silverstone

Tudo começou neste mítico circuito onde para dificultar ainda mais a vida, veio a chuva, mas ainda assim qualifiquei-me em 3º lugar com uma boa volta, sendo o melhor Corvette em qualificação, e os carros à minha frente estavam simplesmente imbatíveis à chuva.

A corrida arrancou sem problemas, ainda tentei ultrapassar o segundo classificado, mas não consegui, e como tal um terceiro lugar foi excelente para começar, tendo em conta que o carro dos meus adversários era bastante superior na chuva e naquela pista. 

Sebring

Logo de seguida, e sem qualquer tipo de pausa entre as qualificações/corridas fomos para Sebring e aí, começaram os primeiros problemas! Mas vamos por partes!

Na sessão de qualificação tive um problema no simulador e perdi 80% da sessão, o que me estragou completamente os planos, pois a afinação do meu carro só me permitia atacar e fazer uma boa volta a partir da segunda volta e como só tive uma volta apenas acabei por partir do 9º lugar, mas sabia que nada estava perdido pois em corrida pensava que poderia recuperar muito.

Quando a corrida começou houve um toque à minha frente, travei e evitei o acidente, mas o piloto que tinha partido em 10º lugar ultrapassou-me, mas outro piloto fez pião ganhei essa posição e mantive o 9º lugar, tendo começado logo a atacar e passando umas voltas já estava em 7º lugar a atacar o 5º e 6º.

Na última curva do circuito, ainda na fase inicial da prova, o piloto que ia à minha frente comete um erro e eu ultrapasso-o, mas na curva seguinte ele tenta uma ultrapassagem metendo o carro entre o meu e … um muro de betão, algo que na minha opinião nunca iria resultar devido ao sítio e tipo de curva; resultado, acabamos por nos tocar, fazendo os dois pião e fomos para os últimos lugares novamente!

Sou sincero e pensei mesmo que tudo tinha acabado, e assim ataquei o máximo que pude pois pior não podia acontecer!

Recuperei até ao 7º lugar, tentei atacar o 6º classificado por todos os lados e em vários pontos da pista, mas não consegui ultrapassar pois ele estava a defender-se muito agressivamente e decidi não arriscar e causar um acidente o que me poderia criar mais problemas.

Decididamente não foi o resultado que esperava, mas tendo em conta o que se passou e os problemas surgidos, poderia ter corrido pior ainda.

Nurburgring

A terceira corrida foi realizada neste circuito alemão, e desta vez um erro de cálculo da minha parte na qualificação, fez com que partisse de último! 

O que aconteceu foi que devido à transmissão live da corrida, fomos informados que iriam acabar a sessão de qualificação antes do esperado, mas quando eu já estava a fazer a última curva do circuito e a 5 seg. de marcar a minha volta (que poderia ter dado para o primeiro ou segundo lugar), o diretor de prova terminou a sessão e a minha volta não contou! Poderia ter antecipado um pouco a minha qualificação e assim já não seria apanhado nesta redução de tempo mas … são coisas que acontecem.

Mais uma vez parecia que nada corria bem e fui para a corrida em modo de ataque máximo, não podia dar-me ao luxo de me envolver em acidentes, mas ao mesmo tempo teria de ganhar posições o mais rapidamente possível.

Assim foi, parti em modo full attack, ganhando uma posição logo nas primeiras curvas, subi mais duas nas voltas seguintes, depois um piloto teve um acidente à minha frente e ganhei mais uma posição, e a 5 voltas do fim ultrapassei o 4º classificado, mas já estava um pouco longe da frente, acabando por não conseguir chegar perto dos três primeiros classificados que estiveram em luta desde as primeiras voltas da corrida.

Como referi, acabei em 4º lugar na corrida (tendo começado em último) e em 7º na classificação geral final, apenas a 1 ponto do 5º lugar e último lugar de acesso à GT Pro, e a apenas dois pontos do 3º lugar, o que reflete quão renhidas foram as corridas.

Eu tinha a plena noção que devido aos incidentes durante as corridas anteriores, as penalizações iriam ser impostas, e que muito provavelmente iria ganhar uns pontos extras que me poderiam subir na classificação geral e dar o tão desejado acesso ao campeonato Pro. O diretor de prova avisou-nos mal as corridas terminaram que iriam haver penalizações, mas deu os parabéns pelo espetáculo que realizamos e que os resultados finais iriam ser conhecidos no dia seguinte.

E assim tudo terminou bem e consegui o 5º lugar final e o tão desejado apuramento. Por isso, vemo-nos no campeonato Pro de GTs de 2021. Até lá, boas corridas!

All Projects