fbpx
Close

Corridas

Silverstone – Quali & Corrida Sprint

5 de Abril de 2021

Silverstone - Quali & Corrida Sprint

A terceira etapa do Campeonato Pro de GT3 do rFactor 2, onde corro com o Bentley Continental GT3 versão de 2017 com as cores da minha equipa FordZilla, decorreu em Silverstone, uma pista complicada para o meu carro.

Nos treinos ficou bem vincada essa dificuldade, onde só no dia anterior à corrida e depois de quase duas semanas a trabalhar na afinação do carro conseguimos construir um setup minimamente competitivo, e não o conseguia sem a ajuda preciosa do Gonçalo da Primis Engineering, a quem fica desde já um grande obrigado por tudo.

Entrei para esta ronda em primeiro no Campeonato, com o objectivo de lutar pelo top 10 na Qualificação e assim foi; começo de qualificação normal, onde fiz uma boa volta, muito perto do meu melhor, o que é bastante gratificante pois esta pista é muito complicada.

Começo a segunda tentativa de volta de qualificação, onde tudo estava a correr mais uma vez de forma muito acima do esperado, a meio da pista estava a melhorar uma décima e meia (o que é muito tendo em conta o carro e o traçado) e … puff, o jogo fecha sem mais nem menos, sem aviso !?

A volta não contou e … faltavam apenas 8 minutos para acabar a sessão de Qualificação, que é de apenas 15 minutos; e depois, entre abrir novamente o jogo e entrar no servidor da corrida, foram ali uns minutos preciosos perdidos da qualificação, e quando estava tudo preparado para entrar na pista só tive mesmo 1 tentativa de volta lançada, mas o mais problemático nestas coisas é a quebra de ritmo que isto causa.

Melhorei, mas não o suficiente para um top 10 e assim parti para a corrida Sprint na 12ª posição.

Comecei rapidamente ao ataque pois há inversão da grelha dos 10 primeiros para a segunda corrida; ganhei um lugar, e depois consegui ultrapassar o 10º na curva seguinte, mas sofro um toque e perdi a posição novamente, passando as 3 voltas seguintes a tentar ultrapassar o 10º classificado, resultado? Danifiquei os pneus mais do que devia com as tentativas de ultrapassagens e mantive o 11º lugar, até que numa luta à minha frente deu-se um toque entre dois pilotos e ganhei uma posição. Para ser honesto foi caído do céu, mas o ser constante é o mais importante num Campeonato como este, acabando assim em 10º lugar e com uma motivação extra pois iria começar a corrida principal de 45 min na 1ª posição ! 

All Projects

This post is also available in: Inglês